Início > Uncategorized > Aprenda a Licenciar o Windows 7 em Ambiente Virtualizado

Aprenda a Licenciar o Windows 7 em Ambiente Virtualizado

Aprenda a Licenciar o Windows 7 em Ambiente Virtualizado

 

Com a crescente popularização de projetos de desktops virtuais (popularmente chamado de VDI) muitas empresas se perguntam como licenciar as máquinas virtuais em ambientes virtuais e que tipos de contrato eles podem usar, dúvidas como, uma licença OEM ou FPP podem sem usada em uma VM ?

O objetivo deste post é responder essas e outras questões. A partir de 01/07/2010 a Microsoft disponibilizou uma licença específica para desktops virtuais.

Para ficar mais claro, vou apresentar as informações no modo Perguntas e Respostas, tudo bem ?

1. O que é VDI ?

VDI é o acrônimo que significa em inglês Virtual Desktop Infrastructure (Infraestrutura de Desktops Virtuais). É uma tecnologia que permite entregar por demanda máquinas virtuais executando as versões de Windows Cliente (XP ou W7) com aplicativos de produtividade como o Office e sistemas ERP e CRM como serviço para os usuários de uma empresa.

Essas máquinas virtuais ficam hospedadas em Datacenters e mantêm a integridade e seguraça dos dados. O notebook, netbook ou até mesmo um Thin Client passa a ser somente uma “ponte” de acesso. Em caso de furto ou roubo do seu equipamento você não precisa se preocupar com os dados, porém o fator negativo é que não existe VDI offline, para ter acesso você precisa obrigatoriamente estar conectado à rede da empresa, seja pela rede interna ou Internet.

2. Como eu licencio essas máquinas virtuais Windows 7 no Datacenter ?

A partir de 01/07/2010 a Microsoft disponibizou uma licença chamada VDA (Virtual Desktop Access). Essa licença diferente das tradicionais que são vitalícias, o VDA é uma assinatura (subscription, direito de uso) e deve ser licenciado através de um contato por volume como Open, Open Value, Select ou EA.

3. Quanto custa cada assinatura de VDA ?

Isso vai depender do contrato de licenciamento que o cliente tem com a Microsoft. Se o cliente tem algum contrato que contempla o SA (Software Assurance) o VDA passa a ser um benefício do programa e não é cobrado, porém se os desktops físicos não estão cobertos por um Software Assurance o custo é de U$ 100,00 por dispositivo por ano.

4. Por quanto tempo essa licença é válida ?

O VDA é uma assinatura e deve ser renovada anualmente (lembre-se somente é necessário para computadores fora de um contrato de SA, como computadores que tenham licença OEM, FPP ou Thin Clients).

5. E se o usuário tem vários dispositivos de acesso, quantas licenças ele paga ? Somente uma ou pelo número de dispositivos ?

Essa questão é interessante e funciona assim : Se o usuário acessa a VM através de computadores da empresa (corporativo) cada dispositivo precisa ter uma licença de VDA, mas se ele acessa através do computador pessoal dele por exemplo ( pc doméstico ) essa licença adicional não é necessária.

Resumindo, se o usuário acessa do computador corporativo e também do computador pessoal, ele precisa somente de uma licença.

6. Posso usar uma licença OEM ou FPP em uma máquina virtual ?

Não, isso não pode ser feito. A licença OEM obrigatóriamente precisa estar associado ao hardware e FPP para um computador físico sem sistema operacional. A licença de VDA é única e exclusiva para ativar máquinas virtuais com Windows Client.

7. Isso é válido somente para o Hyper-V ?

Não, se você utiliza ferramentas de terceiros como o VMWare Viewer, Citrix XenDesktop, Quest vWorkspace que são hoje as três maiores fabricantes de tecnologias de desktops virtuais (Brokers), o VDA também é obrigatório e é a maneira correta de ativar as máquinas virtuais dentro do XenServer, VSphere como também no Hyper-V.

8. VDI é para toda a empresa ?

Não, como o serviço de Terminal Services, o VDI é para grupos departamentais mas não para toda a empresa. Tradicionalmente o VDI é usado para usuários móveis que precisam de segurança e confidencialidade de documentos, para computadores legados que não suportariam o SO local instalado e também para filiais que precisam dar produtividade e uma interface rica para estes usuários remotos.

Raramente você usará VDI em computadores mais novos, resumindo, não faz nenhum sentido ter um ótimo computador executando o Windows 7 em uma rede local e ter que acessar uma VM para trabalhar. Além disso, lembre-se não existe VDI offline. Muita cautela e estudo essa hora !

9.Como obter os benefícios hoje com o Windows VDA ?

Entre em contato com seu representante Microsoft local para saber como aproveitar os benefícios do programa de Software Assurance e Windows VDA para computadores Windows seja ele físico ou virtual.

 

Fonte http://mswindowsserver.org/site/

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: