Início > Uncategorized > Entendendo o licenciamento de Servidor/CAL – licença de servidor + CAL + conector externo opcional

Entendendo o licenciamento de Servidor/CAL – licença de servidor + CAL + conector externo opcional

 

Entendendo o licenciamento de  Servidor/CAL – licença de servidor + CAL + conector externo opcional

 

Na maioria dos produtos de Servidor Microsoft/CAL, você deve consignar uma licença a um servidor para cada instância do software para servidores executada nesse servidor. Você pode executar essa instância em um ambiente de sistema operacional físico ou virtual nesse servidor. Em caráter de exceção no modelo de licenciamento, alguns produtos oferecem direitos de uso mais abrangentes. Por exemplo, uma licença SQL Server Enterprise permite a execução de qualquer número de instâncias do software servidor em um ambiente físico de sistema operacional e em qualquer número de ambientes virtuais de sistema operacional no servidor licenciado.

Salvo especificação em contrário nestes direitos de uso de produto, todos os produtos Servidor/CAL exigem uma CAL para todo usuário ou dispositivo que acessar qualquer instância do software servidor. Existem dois tipos de CALs: CALs do Dispositivo e CALs do Usuário. Você pode obter a licença em qualquer um dos tipos, mas essa seleção deve ser determinada no momento em que a licença for adquirida ou que o Software Assurance for renovado.

·         CAL de Dispositivo

Licencia um dispositivo para ser usado por qualquer usuário para acessar instâncias do software servidor em servidores licenciados

·         CAL do Usuário

Licencia um usuário para que use qualquer dispositivo para acessar instâncias do software servidor em servidores licenciados

As CALs são específicas à versão e funcionalidade. Sua versão deve ser igual ou superior à versão do software servidor que está sendo acessado. As CALs do cliente permitem acesso a servidores licenciados por esse cliente ou sua afiliada (como definido no contrato de licença do cliente). Elas não permitem acesso a nenhum outro servidor licenciado da entidade.

Você pode implementar arquiteturas de rede que usam hardware ou software para reduzir o número de dispositivos ou usuários que acessam diretamente o software em um servidor. Esse método é denominado multiplexação ou pooling. Isso não reduz o número de CALs necessárias para acessar ou usar o software servidor. É preciso haver uma CAL para cada dispositivo ou usuário conectado ao software ou hardware “front end” de multiplexação ou pooling.

 

 

Consignação de CALs com base no Usuário ou Dispositivo

 

Uma licença de Conector Externo (EC) é uma alternativa às CALs para cada servidor que será acessado por usuários externos. Usuários externos são aqueles que não são funcionários nem terceiros trabalhando internamente. Cada licença de EC consignada a um servidor permite acesso a qualquer número de usuários externos. Cada servidor físico acessado pelos usuários externos requer apenas uma licença de EC, seja qual for o número de instâncias em execução. O direito de executar instâncias do software servidor é licenciado separadamente. A EC, assim como a CAL, simplesmente autoriza o acesso. As licenças de EC, como as CALs, são específicas à versão e funcionalidade. Sua versão deve ser igual ou superior à versão do software servidor que está sendo acessado. A decisão entre adquirir CALs ou uma EC é sobretudo baseada em critérios financeiros.

 

Fonte http://www.microsoftvolumelicensing.com/

 

Ademir  J. Tavares

MCP/MCSA/MCSE/MCTS/MCITP/

ademir@pauta.com.br

http://ademirjtavares.spaces.live.com/

 

About these ads
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: